Você já ouviu falar de Cânions do Salobra?

Anteriormente, o local (considerado um dos mais preservados do estado) era apenas resguardado apenas para preservação. Em 2021, abriu para o público, mas fechou novamente na época da pandemia.

Agora, em 2023, o paraíso vai reinaugurar e promete grandes experiências para quem quiser conhecer!

A seguir, explicamos um pouco mais sobre o destino. Continue a leitura…

O que você precisa saber sobre Cânions do Salobra

Trouxemos algumas curiosidades que tornam esse destino tão único:

Mais de 500 milhões de anos

Os Cânions do Salobra revelam segredos históricos da formação geológica da Terra. Segundo analistas, as formações rochosas possuem mais de 500 milhões de anos e se modificaram ao longo dos milênios na Terra.

Anteriormente, a região era submersa em um antigo oceano, e ao longo de eras geológicas, a ação lenta e constante da água escavou as rochas, formando a paisagem de cânions espetaculares. Hoje, os paredões possuem mais de 100 metros de altura.

Rochas de calcário

Dentro dos Cânions do Salobra, você vai observar que existe calcário por todos os lados e isso não é por acaso!

Trata-se de outro processo maravilhoso da natureza: conforme a resíduos orgânicos e minerais se depositam nas estruturas rochosas ao longo dos milhares de anos, formou-se camadas de calcário.

Em seguida, quando mais materiais (como plantas, animais e outros materiais orgânicos) se depositam na estrutura porosa do calcário, o processo de petrificação começa a acontecer, virando uma pedra calcária fossilizada — e você consegue ver várias nos Cânions do Salobra.

Inclusive, o calcário se acumula até mesmo troncos de árvore e, ao longo dos anos, a tendência é petrificar.

Incrível, não é?

Sobre o Rio Salobra

Com águas cristalinas e transparentes, o Rio Salobra é um espetáculo à parte.

Cheio de biodiversidade, ele serve como habitat para diversas espécies de plantas e animais, além de formar quedas d’água e formações impressionantes.

Maior área contínua de Mata Atlântica

A região dos Cânions do Salobra abriga a maior área contínua de Mata Atlântica no interior do Brasil no Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Infelizmente, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, mas também um dos mais ameaçados, então, é uma oportunidade única de conhecer um ecossistema único.

Dentro do local, você encontra dezenas de espécies de animais e plantas próprias da região e conhece florestas densas — e cada vez mais raras no Brasil.

Uma das áreas mais preservadas de MS

Justamente por ser uma das poucas áreas restantes de Mata Atlântica em nosso país, até pouco tempo atrás essa maravilha nem era aberta para o público como forma de preservar a natureza original.

Em 2021, o Parque Nacional Da Serra Da Bodoquena em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade permitiu a abertura para a visitação de algumas áreas — somente com Condutores Credenciados pelo ICMBio.

De qualquer maneira, existem diversas ações de preservação do meio ambiente e, ao visitar, você vai receber uma série de instruções para evitar a degradação do local.

Essa é uma maneira de manter os Cânions do Salobra (quase) intocados e proteger sua biodiversidade frágil.

Cânions do Salobra: onde fica?

Localizado no estado de Mato Grosso do Sul, os Cânions do Salobra estão dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, uma área de preservação ambiental. Se quiser acessar o local, você pode partir de:

  • Bodoquena — a cerca de 32 quilômetros (42 minutos em média);
  • Bonito — a cerca de 92 quilômetros (1h e 40 min em média).

O que fazer em Cânions do Salobra?

Imagine quantas atividades são possíveis nesse lugar? Trouxemos algumas das principais sugestões para você!

Trilhas incríveis

Com toda aquela densidade de mata fechada, você consegue fazer trilhas para explorar a beleza natural da Mata Atlântica.

Em especial, indica-se a “Trilha do Sumidouro-Ressurgência do rio Perdido”, oferecida pelo próprio Parque Nacional. A intenção é percorrer o caminho realizado pelo Rio após passar pela cachoeira, “desaparecer” na terra e reaparecer na “Ressurgência”. São cerca de 3.500 metros e, ao longo do percurso, há diversas áreas de banho e contemplação da paisagem.

Banho nas águas cristalinas

O Rio tem águas verdes cristalinas, então, você consegue tomar ótimos banhos refrescantes, além de observar peixes e outras espécies com clareza. Para quem quiser, vale a pena praticar o snorkelling.

É uma experiência única de relaxamento e contato com a natureza.

Cachoeiras

São mais de 40 quedas d’água espalhada pela região — diversas formadas a partir das formações calcárias. Cada pequena cachoeira forma um cenário perfeito para tomar banho, recuperar energias, tirar fotos incríveis e contemplar a beleza do local.

Paredões de rocha

Eles possuem mais de 100 metros de altura e oferecem vistas espetaculares da região. Além disso, você consegue tocar e explorar as rochas menores formadas de calcário — que, de certa forma, representam um pouco da história de formação da Terra.

Biodiversidade

A variedade de flora e fauna simplesmente dispensa comentários. São centenas de peixes, aves, bromélias e outras várias espécies para conhecer e explorar. No entanto, lembre-se sempre de evitar arrancar ou pegar qualquer elemento para preservar a natureza.

E as aventuras nos Cânions do Salobra?

Para quem gosta do coração mais acelerado, existem algumas atividades bem divertidas para fazer na região:

Acqua Trekking

É como se fosse uma trilha aquática. Você vai andar pelas águas cristalinas do rio de um ponto ao outro e, assim, explorar as formações rochosas submersas, além de contemplar de perto os animais marinhos.

Canoagem

Você também consegue praticar canoagem em algumas áreas e percorrer a beleza das formações rochosas e águas límpidas e azuis do rio Salobra. Ao longo do caminho, ainda é possível parar para tomar banho e admirar a paisagem.

Conte com a Passeio & CO.

Se você quiser conhecer os Cânions do Salobra, o ideal é contar com suporte na organização do passeio — e podemos te ajudar com isso!

Além de te ajudar a conhecer o local, podemos criar um roteiro personalizado para você conhecer Bonito e as proximidades conforme a sua disponibilidade de orçamento e preferência. E ainda oferecemos opções com hospedagem e café da manhã inclusos!

Quer saber mais informações? Entre em contato!