A Gruta do Lago Azul é o cartão postal de Bonito! Com certeza, você já viu uma foto dela por aí com uma água de tonalidade azul-escuro, mas que, ao mesmo tempo, conta com uma claridade, sendo possível ver o fundo da caverna. O que poucas pessoas sabem é que esse azul não é real: ele é gerado por um efeito raro de luz que acontece na entrada da caverna e se reflete na água, formando o azul devido aos minerais depositados no fundo do lago.

A Gruta do Lago Azul foi descoberta por um indígena em 1924, mas apenas em 1978 se tornou área protegida. Antes disso, as pessoas entravam na gruta, nadavam em suas águas e até mesmo faziam churrasco no local, como é comum em cachoeiras, apesar de não ser nada seguro.

Hoje, se você vai a Bonito, a sua visita à Gruta do Lago Azul é obrigatória! Por isso, vamos entender mais sobre esse local e como é o passeio nesse atrativo.

Curiosidades sobre a Gruta do Lago Azul

Para que a sua visita seja ainda mais especial, ou para você que é apenas muito curioso sobre essa raridade da natureza, vamos entender alguns fatos sobre essa atração turística do Mato Grosso do Sul!

  • História: estima-se que a história da Gruta do Lago Azul tenha começado quando o mundo era apenas um grande continente. Depois da glaciação, um oceano teria se formado por meio da separação de massas continentais, o que pode ter ocasionado a criação dessa formação geológica.
  • Fauna: em 1992 houve uma exploração franco-brasileira dentro do lago da gruta e foram descobertos fósseis de 15 mil anos de idade. São eles os fósseis do tigre de dente de sabre e da preguiça gigante.
  • Mistério: não se sabe exatamente qual o tamanho ou profundidade do lago da gruta. As expedições até hoje atingiram uma profundidade máxima de 96 metros. Também não se sabe ao certo de onde vem a água que alimenta o lago, acredita-se na possibilidade de um rio subterrâneo.
  • Segurança: por existirem formações milenares na gruta que podem desmoronar a qualquer momento, o uso de capacete e sapato fechado são obrigatórios durante todo o passeio. Não é permitida a retirada do capacete para tirar fotos.
  • Importância: é uma das maiores cavidades inundadas do mundo, tendo 200 metros do topo até o lago. É um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e hoje a entrada é rigorosamente controlada, sendo permitida a circulação de apenas 305 pessoas por dia, com no máximo 15 visitantes por grupo.


Como é passeio na Gruta do Lago Azul

Depois de todas essas curiosidades incríveis sobre a Gruta do Lago Azul, talvez você tenha ficado com vontade de conhecê-la. Então, vamos entender melhor como é o passeio no principal ponto turístico de Bonito MS.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre os passeios em Bonito MS

Chegando no receptivo você será direcionado a um grupo sinalizado por um número. Eventualmente, seu número será chamado na sala de treinamento, que é onde você vai colocar seu capacete, preencher um pequeno formulário e ouvir as orientações de segurança do guia que vai te acompanhar no passeio. Depois disso, é hora de sair.

Você percorrerá uma pequena trilha de 200 m até a entrada da caverna. Depois disso, é hora de começar a descer os degraus. São 300 degraus ao todo, o que equivale a um prédio de 12 andares.

O percurso dentro da caverna dura cerca de uma hora e 30 minutos e é bem tranquilo, mesmo para os sedentários, uma vez que o guia para diversas vezes para descanso, fotos e apresentação de curiosidades sobre o local. São muitas estalactites e estalagmites para contemplar e o guia vai te contar como elas são formadas, além de se aprofundar na história da caverna.

No ponto mais baixo é o melhor local para fotos, uma vez que o lago aparece melhor nas fotografias. Não é possível encostar na água e nem tirar o capacete para tirar fotos, por motivos de segurança.

Observação: o atrativo exige idade mínima de 6 anos para fazer o passeio e altura mínima de 1,30 m.

Estrutura do receptivo Gruta do Lago Azul

O receptivo da Gruta do Lago Azul é bastante completo e conta com tudo que você possa precisar durante essa aventura. Além de todas as medidas de segurança que já citamos, você encontra banheiros completos, com trocador para bebês no banheiro feminino.

O local ainda conta com uma lojinha de lembranças e artesanato local que conta com itens maravilhosos, então mesmo que você não vá comprar nada, vale a pena conhecer.

Por fim, ainda existe uma lanchonete para que você possa fazer um lanche, comprar uma água ou um suco antes, ou depois do seu passeio. Existe uma área para estacionamento que está inclusa no valor do passeio.

Como comprar ingresso para o passeio na Gruta do Lago Azul

O ingresso para a Gruta do Lago Azul somente pode ser comprado por meio de agências de turismo, por determinação da prefeitura de Bonito. Além disso, ele é no modelo de voucher único por QR Code, independente de quantos ingressos você comprar, você receberá apenas um voucher com um código que deve ser apresentado no receptivo do atrativo impresso ou digital.

O transporte pode ser compartilhado ou particular. O compartilhado normalmente são vans ou micro ônibus que te levam no atrativo e seguem o horário do grupo. O particular é um carro que leva apenas você e sua família até o local e segue apenas o seu horário. O transporte compartilhado conta com um valor mais acessível que o particular. Importante destacar que o transporte não está incluso no valor do passeio, mas as agências também contratam esse serviço.

Quanto custa o ingresso para a Gruta do Lago Azul?

Em 2022, o valor da entrada na Gruta do Lago Azul era de R$90,00 por pessoa na baixa temporada e R$130,00 por pessoa na alta temporada. Esse valor não inclui transporte.

Escolha uma agência de turismo com expertise na área e que faça seu roteiro de viagens com atenção, se certificando de que tudo ocorra conforme planejado. Compre seu passeio para a Gruta do Lago Azul com a Passeios & CO.