A cidade de Bonito, na região oeste do Mato Grosso do Sul, é um dos destinos favoritos de viajantes brasileiros. Além disso, é referência em ecoturismo no país. Repleto de maravilhas naturais incríveis, Bonito reserva uma experiência única para quem escolher passar suas férias ali.

A Passeios &CO é sua parceira durante toda a viagem e reserva uma experiência inesquecível com atendimento e pacotes de viagens personalizados.

Mas embora seja o destino mais famoso, Bonito não é o único lugar que desperta curiosidades no estado do MS. Jardim e Bodoquena, municípios vizinhos, reservam algumas belezas tão imperdíveis quanto. Veja como essa combinação sul-mato-grossense pode te surpreender!

Conhecendo Jardim

A aproximadamente 70 km de Bonito, Jardim é um município mais ao sul do território bonitense e também muito próximo da divisa com o Paraguai.

Panorama da doninha conhecida como Buraco das Araras, localizada em Jardim, Mato Grosso do Sul
Buraco das Araras, um dos principais pontos turísticos em Jardim MS

A cidade abriga cerca de 26 mil habitantes em uma área de 2.200 metros quadrados. Junto a Bonito, Bodoquena e Guia Lopes da Laguna, ela integra o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, complexo de turismo que apresenta aos seus visitantes a biodiversidade da região.

Assim como Bonito, Jardim é profundamente influenciado pela cultura pantaneira, o que reflete em sua gastronomia. O local pode não ter a mesma estrutura que seu famoso vizinho, com restaurantes de chefs renomados, mas garante um clima acolhedor e acalorado por parte de seus nativos.

Conhecendo Bodoquena

Assim como Jardim, Bodoquena também está a cerca de 70 km de Bonito, mas no sentido oposto, ao norte do município. Está a 294 km da divisa com a Bolívia e é vizinho da Reserva Indígena Kadiwéu, que está a oeste do Rio Miranda.

Natureza em Bodoquena
Por dentro do Município de Bodoquena

Bodoquena tem apenas 7,8 mil habitantes em uma área de cerca de 2.500 metros quadrados. A biodiversidade é ampla, sendo que a maior parte do território é verde.

Há forte influência da cultura pantaneira, mas também da população indígena brasileira, boliviana e paraguaia.

Sendo um lugar mais pacato e isolado, Bodoquena é visto como um destino ideal para casais que desejam um momento mais íntimo.

A cidade também é conhecida pelas diversas opções de cachoeiras que residem em seu território.

O que fazer em Jardim?

Há muitos passeios em Jardim que possuem saída para quem está hospedado em Bonito. Entre eles, os mais famosos são o Buraco das Araras, onde é possível observar a revoada das aves no final da tarde, a Lagoa Misteriosa, que reserva um mergulho de cerca de 200 metros de profundidade, e o Rio da Prata, um dos mais famosos e ricos em biodiversidade da região.

Viajantes fazendo flutuação em águas cristalinas e azuis da Lagoa Misteriosa
Flutuação na Lagoa Misteriosa em Jardim MS

Além disso, há opções mais em conta para quem já está hospedado na cidade, como o balneário municipal, com entradas a 20 reais por pessoa, segundo o site Minube, e passeios por pontos turísticos urbanos, como o Cemitério dos Heróis, onde estão importantes nomes da Guerra do Paraguai, e o museu CER-3, fundado por militares que estavam na região na época da fundação do município, em 1946, por operários que construíam a rodovia que liga o Brasil ao Paraguai.

O que fazer em Bodoquena?

Terra das cachoeiras, Bodoquena é o lugar perfeito para quem curte uma boa queda d’água em lugares “no meio do mato”.
A Cachoeira Boca da Onça é a mais famosa, com uma queda d’água de 156 metros, a maior do estado. Assim, oferece espaço para rapel e uma trilha de 2,2 km para quem gosta de exercício e aventura.

Turistas caminhando pelas trilhas em meio às cachoeiras da Boca da Onça
Trilhas em meio a maior cachoeira do MS - Boca da Onça

Há também a Cachoeira do Buraco do Macaco, com uma queda d’água no meio de uma pequena gruta formada pela erosão do córrego da Boca da Onça.

É possível acessar a cachoeira a nado, através de um túnel de cerca de 5 metros, podendo observá-la a partir do lago que toma a gruta, debaixo pra cima.

O local também é equipado com trilhas e uma plataforma para observação panorâmica do cenário.

Há ainda o Eco Serrana Park, o Refúgio Canaã e Cânion do Rio Salobra, todos com diversas experiências que proporcionam ao visitante uma conexão total com a natureza.

A encantadora biodiversidade da Serra da Bodoquena é única e está te esperando.

Quer saber quais passeios incluir no seu roteiro pela região?

A gente descobre pra você e te ajuda com tudo! Fale com a gente pelo formulário abaixo e enviamos as melhores dicas pra sua viagem.