Turismo LGBT em Bonito: Projeto GayBonito revela inclusão no destino
Até pouco tempo atrás, a comunidade LGBT+ contava com poucos destinos para fazer turismo sem precisar esconder ou limitar sua identidade e expressão afetiva. Contudo, com o crescimento do turismo LGBT em destinos como Bonito, todos os públicos podem ser incluídos amigavelmente.
Por exemplo, anteriormente, entre um resort paradisíaco com "ambiente familiar" ou embarcar em um cruzeiro "GLS", um casal gay provavelmente estaria em posição mais confortável se escolhesse a segunda opção.
Porém, o turismo LGBT vem para desburocratizar os passeios para todos. Ou seja, tornar o ambiente amigável sem discriminação. Desse modo, a iniciativa visa receber bem pessoas de todas as nacionalidades, etnias, credos, orientação sexual e etc.
Inclusão e Turismo LGBT
Além de proporcionar um espaço de convivência inclusiva, o turismo LGBT surge como uma grande oportunidade de crescimento do setor turístico, uma vez que atrai pessoas com poder aquisitivo, conforme os números apontam.
Assim, nos últimos anos, as empresas do setor passaram a se atualizar a fim de atender de maneira mais adequada a comunidade LGBT+. Os governos também se movimentaram e passaram a criar instituições para atender a demanda. Por exemplo, na América Latina, temos a Câmara de Comércio Gay Lesbica da Argentina.
Inicialmente mais consistente na Europa, o chamado turismo LGBT está se espalhando pelo mundo e quebrando estereótipos para oferecer opções variadas a esse público de uma forma não estigmatizada.
O que muda com o turismo LGBT
De maneira geral, o objetivo das iniciativas do turismo LGBT é acolher sem distinguir ou rotular passeios. Assim, em todos os destinos onde essa abordagem de turismo é aplicada são necessárias adequações para que o público LGBT se sinta acolhido e, eventualmente, recomende para amigos e volte ao local.
Assimilando esta tendência, o projeto GayBonito adota uma série de ações para tornar Bonito um destino cada vez mais preparado para incluir pessoas de todas as orientações sexuais.
Sem dúvida, é um público muito diverso, portanto, o projeto exige um esforço no sentido de respeitar essas particularidades.
Objetivos gerais do projeto GayBonito
- Trazer ao município de Bonito MS, principal pólo turístico do estado do MS, a Delegacia DECRADI (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), pois, devido ao número anual de turistas, é demandado o seguinte serviço, de fato;
- Baseado em ideias de outros países ou até mesmo lugares mais ousados, tentaremos pintar em Bonito uma Faixa de Pedestres com as cores do movimento LGBT, como é possível encontrar na Holanda, em Utrecht, Roterdã, Amsterdã. Também em San Francisco, o epicentro do movimento LGBT mundial. Até mesmo o Macapá aderiu à ideia e ganhou uma faixa de pedestres colorida, em apoio à causa. Além disso, foi a primeira a levantar a bandeira, seguida de Salvador e São Paulo; Nesse sentido, poderíamos imaginar outras formas de expressar o apoio à comunidade. Por exemplo, artes de rua, pinturas em grafite, eventos artísticos com celebridades que abracem a causa ou sejam integrantes da comunidade e ainda outras formas de decoração, bem como espaços abertos a diálogo e cultura.
- Propagação e divulgação da Lei Municipal nº1099, promulgada em 2006, que combate a homofobia;
- Unir-se ao combate contra a Homofobia e ajudar a melhorar imediatamente as estatísticas que mostram que o Brasil está em primeiro lugar no ranking mundial de assassinatos de LGBTQI's.
Bonito 100% Friendly
Essas são as metas em geral. Porém, diversas ações mais pontuais estão sendo implantadas pelo projeto GayBonito nesse meio tempo para que a cidade já vá se transformando em um destino totalmente friendly.
Além das conversas e articulações entre empresas e prefeitura, também já são organizadas festas com temática LGBTQ+ para a alegria do turista que deseja visitar a cidade e se sentir bem recebido.
Dessa forma, o grande objetivo do GayBonito é a inclusão independentemente da identificação / orientação sexual. Bonito tem sido destaque em inovação, sustentabilidade e acessibilidade no turismo. Portanto, o turismo LGBT é mais uma ação que visa abraçar todos os visitantes. Compartilhe este artigo com seus amigos e amigas para divulgar essa implementação tão importante no nosso destino.
🏬 Passeios & CO. (Agência São Jorge)
📍 Rua Pilad Rebuá, 1978 - Loja 2 - Centro - Bonito MS
📲 WhatsApp: http://bit.ly/WhatsApp-Sao-Jorge
📲 Celular: +55 67 99981 8151
☎ Fixo: +55 67 3255 4046
💻 https://loja.pousadasaojorge.com.br/
📧 info@agenciasaojorge.com.br