Quando cheguei a Bonito MS descobri que eu não entendia nada de ecoturismo. E olha que eu gosto muito de trilhas, cachoeiras, praias, campings e afins. Tiro finais de semana para fazer trilhas como a da Praia do Bonete em Ilhabela SP e tiro férias para subir o monte Kilimanjaro na África. Mas, o ecoturismo em Bonito é outra história.
Sou apaixonada pela natureza e prezo muito pela consciência de que é necessário um esforço mútuo para a preservação dessas belezas naturais. Quantas vezes você já não foi fazer uma trilha e ficou p* da vida com uma garrafa pet no chão? Uma bituca de cigarro? Uma sacola plástica? Bem, o ecoturismo em Bonito vai muito além!
Refúgio no ecoturismo em Bonito
Tenho certeza de que pessoas como eu, que moram em grandes cidades, acostumadas com poluição, mas que curtem tirar uns dias para se conectar com a natureza, ficam chocadas com o ecoturismo em Bonito. É de admirar o quão avançada é essa cidadezinha do Mato Grosso do Sul e o quão temos a aprender com esses bonitenses. Sério, não estou exagerando! A gestão do turismo aqui é de dar inveja.
Então, você que é trilheira escuta essa! Existem mais de 150 passeios em Bonito, e o primeiro ponto que observei é: a grande maioria deles possui uma quantidade máxima de visitantes permitidas por dia. E é uma quantidade pequena. Por exemplo, de 20 a 40 pessoas. Varia de passeio para passeio, óbvio. Aí você já percebe a preocupação com o nível de controle do lugar. Ou seja, muita gente, pouco controle. Pouca gente, muito controle.
Bonito na baixa temporada continua Bonito!
Dá aquele “click” na cabeça quando você vai fechar um pacote e descobre que precisa fazer isso com meses de antecedência. Economia básica: demanda variada com oferta fixa. Então fica a dica: a baixa temporada possui preços mais baratos e os passeios continuam lá! Só joga uma roupa de neoprene e mergulha!
Em muitos lugares a temperatura da água não muda o ano todo, o que para nós, paulistas, uma temperatura entre 21 e 24 graus é bastante agradável. Aliás, com a chegada do “frio”, a temperatura mais amena faz com que águas como a da Lagoa Misteriosa fiquem ainda mais cristalinas, permitindo uma visibilidade de até 40 metros de profundidade. Spoiler: a Lagoa Misteriosa é chamada assim porque até hoje não conseguiram medir a real profundidade dela.
Dá para imaginar quantas pessoas têm a real noção de que aquele lugar paradisíaco, qualquer que seja, não vai durar para sempre? Na verdade, vai durar cada vez menos, exponencialmente menos, conforme a exploração sem limites do turismo for aumentando. Então, vamos fazer a nossa parte. Não só admirando essa medida simples de gestão. Mas também divulgando a conscientização dela?
Ecoturismo em Bonito preserva a sua fauna e flora
Na maioria dos passeios de Bonito não se pode usar nenhum produto químico no corpo. Nem protetor, nem repelente. Você até pode se preocupar com a sua saúde. Mas essa restrição é importante para que a água continue cristalina. E, aliás, é cristalina mesmo.
Tira agora 30 segundos do seu dia e imagina milhares de turistas flutuando na Nascente Azul. Não consigo fazer a conta de quantos quilos de protetores solares e repelentes interfeririam nessas águas. Sem dúvida, elas não seriam mais azuis em alguns anos. Tampouco cristalinas.
E os peixes da Nascente do Rio Baía Bonita? Por quantos anos os enormes cardumes sobreviveriam acompanhando o nado lado a lado dessas pessoas? Bom, o Aquário Natural de Bonito já tem 25 anos, já recebeu 100 mil visitantes e continua maravilhoso. Reflexo, claro, de responsabilidade e compromisso social, visando o mínimo impacto sempre!
Mas relaxa que os passeios são mega inclusivos!
Dá pra fazer alguns por meio período. Outros, o dia todo. Tem equipamento certo, tem treinamento. Pode criança, adulto, idoso. Casais, solteiros, famílias. Como citei, são mais de 150 atrações!
Tem trilhas de 500 metros, trilhas de 4 km e se quiser andar o dia todo também pode. Mergulho, flutuação, contemplação. Cachoeiras, Grutas. Com pouca adrenalina, com muita adrenalina. Sem contar que os instrutores são todos qualificados. Então, certamente, eles irão te orientar adequadamente desde o início. Sim, é um destino para todos, democrático!
O ecoturismo em Bonito é o melhor do Brasil!
Sim, Bonito foi eleito por 16 vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela revista Viagem & Turismo da Editora Abril. Agora, você já entende o porquê, né?
De fato, Bonito é um destino de referências mundiais em questão de turismo responsável e sustentável. Não existem desculpas, nem mesmo climáticas, para não pegar um voo no próximo final de semana e desembarcar no charmoso aeroporto da cidade.
Então, trilharas e trilheiros, mochileiras e mochileiros, deixo aqui um convite! Se você gosta, admira, respeita e tem o desejo de que nosso querido meio ambiente dure para sempre, vem conhecer o ecoturismo em Bonito para ver isso na prática. Faça sua cotação no final da página e venha viver essa sensação!
E pra fechar, claro, uma frase de efeito: “Da natureza nada se tira, a não ser fotos. Nada se deixa, a não ser pegadas. Nada se leva, a não ser recordações.”.
🏬 Passeios & CO. (Agência São Jorge)
📍 Rua Pilad Rebuá, 1978 - Loja 2 - Centro - Bonito MS
📲 WhatsApp: http://bit.ly/WhatsApp-Sao-Jorge
📲 Celular: +55 67 99981 8151
☎ Fixo: +55 67 3255 4046
💻 https://loja.pousadasaojorge.com.br/
📧 info@agenciasaojorge.com.br
Comentários