A baixa temporada é o período com as melhores oportunidades para viajar — e podemos provar!
Por isso, se só sobrou esse período para você viajar nesse ano, saiba que isso está longe de ser um problema. Desde que você escolha bem o destino, existem diversas vantagens de fazer as suas malas nessa época!
A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber para viajar na baixa temporada e ter a melhor experiência da sua vida. Continue a leitura…
O que é a alta e baixa temporada?
A alta temporada é o período que o destino turístico recebe mais visitantes. Em geral, costuma coincidir com períodos de férias e feriados prolongados, como é o caso do carnaval. Em contrapartida, a baixa temporada é o período em que um local tem uma menor demanda turística e fica menos movimentado.
Quando é a baixa temporada?
A baixa temporada não é unânime em todos os destinos turísticos. Ela costuma variar conforme clima, eventos e atrações do local.
Contudo, como estamos em um país tropical e a maior parte dos estados tem o turismo atrelado à natureza, geralmente o período de menor demanda é durante os meses mais frios ou chuvosos, principalmente de junho até o fim de setembro.
Por que viajar na baixa temporada?
Muita gente desiste de viajar na baixa temporada por acreditar que não vale a pena, mas esse é o melhor período para os viajantes encontrarem oportunidades incríveis.
Por isso, se você está pensando em arrumar as suas malas nesse período, saiba que tem diversas vantagens:
Baixos preços
Sem dúvidas, uma das principais vantagens é a questão financeira.
Como a demanda é menor, os preços de passagens aéreas, hospedagem, alimentação e atividades turísticas costumam abaixar para atrair mais visitantes.
Então, você pode encontrar preços bem mais acessíveis e economizar bastante em sua viagem.
Maior disponibilidade
Outra vantagem do menor volume de turistas nesses períodos é a maior disponibilidade de hospedagens e serviços.
Por exemplo, você não precisa ficar lutando pelas últimas vagas nos hotéis. Existem uma variedade de opções com excelentes preços para você!
Além disso, as vagas de estacionamento, transportes e outros serviços também ficam mais livres — o que é maravilhoso!
Menos aperto nas atrações
Quem nunca perdeu um tempão em filas em viagens? Ou, então, tentou tirar fotos bonitas e tinham 1836627 pessoas atrás?
Então, essas são algumas situações que você evita na baixa temporada. É desfrutar dos pontos turísticos e atrações com mais tranquilidade e liberdade!
Tranquilidade
Nada melhor do que ter a tranquilidade de explorar as atrações com calma e relaxar nos pontos turísticos sem alguém pedindo licença toda!
Esse é um período excelente para quem quer uma atmosfera mais tranquila e pacífica para descansar.
Onde viajar na baixa temporada do Brasil?
Embora viajar na baixa temporada tenha diversas vantagens, você precisa escolher o destino certo para realmente valer a pena.
Do que adianta escolher, por exemplo, um local para aproveitar a praia e chover durante todos os dias da viagem?
Por esse motivo, na hora de selecionar, avalie alguns pontos, como:
Clima
O clima é o fator que mais influencia na sua experiência na baixa temporada. Sendo assim, pesquise sobre o tempo na região durante o período que você quer viajar.
De preferência, escolha destinos turísticos com clima tropical ou subtropical, como Bonito em Mato Grosso do Sul. Muito diferente das regiões do sul do Brasil, o inverno em Bonito é bem menos rigoroso, então, as temperaturas permanecem amenas durante o dia, mas tendem a cair um pouco mais no período da noite.
Atrações turísticas
Outro fator importante são os pontos turísticos do local.
É interessante que o destino tenha uma diversidade de atrações e atividades para você fazer em qualquer período do ano e aproveitar o melhor da viagem.
Infraestrutura
Por fim, o local escolhido precisa ter uma boa infraestrutura com serviços e transportes para te atender independente do mês da viagem.
Em alguns lugares, como interiores, o investimento na funcionalidade só acontece na alta temporada, então, você pode passar perrengue.
Ideias de lugares para viajar na baixa temporada
- Bonito, Mato Grosso do Sul
- Gramado, Rio Grande do Sul
- Jericoacoara, Ceará
- Morro de São Paulo, Salvador
- Paraty, Rio de Janeiro
- Chapada dos Veadeiros, Goiás
- Lençóis Maranhenses, Maranhão
Dicas para viajar na baixa temporada
Decidiu fazer a sua viagem na baixa temporada? Temos algumas dicas que podem te ajudar!
Planeje as suas férias
Antes de tudo, saiba o período que você terá disponibilidade para viajar para poder escolher o melhor local com base naqueles fatores que falamos e também planejar os outros pontos da viagem, como voo, hospedagem, entre outros.
Monitore os preços das passagens e hospedagens
Como falamos, o preço é uma das grandes vantagens da baixa temporada, então, assim que souber seu período de férias, comece a acompanhar as tarifas das passagens aéreas e acomodações. Sempre rolam promoções e ofertas especiais para esses períodos!
Convide outras pessoas
O destino vai estar um pouco menos movimentando, portanto, ter companhia pode tornar a experiência ainda melhor. No entanto, caso queira, viajar sozinho também é uma ótima possibilidade (apenas priorize locais mais seguros).
Atenção com a mala
Se você resolveu viajar no inverno para Bonito, por exemplo, lembre-se de levar casaco, guarda-chuva e outros itens de frio, afinal, como você não está no verão, é bom se precaver.
Venha para Bonito na baixa temporada e viva a melhor experiência
Com um clima tropical e temperatura agradável durante todo o ano, Bonito é um dos melhores destinos para viajar na baixa temporada. Você consegue aproveitar o local da mesma maneira que em períodos mais agitados — só que com menos filas, mais economia e mais disponibilidade!
Localizada no Mato Grosso do Sul, Bonito é a capital brasileira do ecoturismo no Brasil. Pelas suas dezenas de medidas de preservação, a cidade conseguiu preservar a maravilhosa natureza da região e ganhar dezenas de prêmios internacionais e nacionais.
E, claro, é você quem se beneficia das águas cristalinas, rios, cachoeiras, grutas e paisagens naturais deslumbrantes do local. Além disso, existe uma excelente infraestrutura e dezenas de atividades para fazer na região!
O que fazer em Bonito na baixa temporada?
- Flutuação no Rio Sucuri
- Flutuação no Rio da Prata
- Flutuação na Lagoa Misteriosa
- Cachoeira da Boca da Onça
- Estância Mimosa - Passeio de cachoeiras
- Gruta do Lago Azul
- Grutas de São Miguel
- Gruta Catedral (antiga São Mateus)
- Mergulho na Lagoa Misteriosa
Conte com a Passeios & CO
Se você resolveu conhecer esse paraíso na baixa temporada, conte com a nossa agência de viagens! Resolvemos tudo o que você precisa: transporte, passagens aéreas, ingressos, passeios e muito mais.
Faça o seu pacote conosco! É só preencher o formulário abaixo e aguardar o breve contato de um dos nossos consultores. 😉👇
Comentários